quarta-feira, 31 de julho de 2013

[Opinião] The Hunger Games


NADA DE PLAGIAR, REBLOGAR OU COPIAR AQUI NESTE BLOG! É CRIME!

Oi gente!
   Bem, hoje eu quero dizer-vos o que achei de THG, ou seja, Os Jogos da Fome, ou no brasil, Os Jogos Vorazes. Eu já li os livros há imenso tempo, mas quero deixar-vos aqui a minha opinião. Lembrei-me depois de uma conversa com a Maria XD - agradeçam-lhe a ela - outra vez. Poxa, Maria, só há conversa contigo é que me lembro de bons postes para pôr aqui no blog!
   Oh, e notaram o novo background? Fui eu que fiz! E a Maria ainda vai arranjar umas coisinhas, pois eu sou uma tonta e não consigo fazer nada sozinha XD
   E gente, será que dava para comentar? Poxa, tenho mais de 5000 visualizações, mas apenas 70 comentários! VÁ LÁ, EU SEI QUE ESTÃO AÍ! TENHO PÁGINAS COM 20 VISUALIZAÇÕES E NENHUM COMENTÁRIO! Mostrem-me o vosso amor! E não chega só um: oi, visita o meu blog. NÃO! Eu quero que vocês sejam queridos e escrevam alguma coisa mais elaborada. Pode ser? Obrigada, são uns amores!

 *Spoiler para quem ainda não leu a trilogia!



Jogos da Fome
Jogos da Fome - Livro #1

Numa América do Norte pós-apocalíptica, agora conhecida por Panem, Katniss Everdeen é uma adolescente do distrito 12, um dos mais pobres, onde todos os dias sai para caçar ilegalmente e assim garantir alguma comida à sua família. A história começa no dia do sorteio para os Jogos da Fome, um evento sangrento que obriga que dois jovens de cada distrito a lutar numa arena, até à morte. Por um azar do acaso a irmã de Katniss é sorteada mas esta oferece-se para ir no seu lugar. Katniss e Peeta, o filho do padeiro, são então levados para o Capitólio onde são preparados para os Jogos. No entanto, uma revelação por parte de Peeta, e com o apoio de Haymitch, poderá garantir a sobrevivência não de um mas de dois tributos. Tudo dependerá da forma como jogarem nos Jogos da Fome.

Em chamas
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Esperança
 Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

O que eu achei
A sério, pessoal. No início estava um tanto receosa quanto ao livro, e depois de o comprar, a minha mãe andou uma data de semanas a ralhar-me por eu só ler "livros sangrentos". ACORDA, MULHER! ESTE É O SÉCULO VINTE E UM!  Anyway... 
 O livro tem uma história muito original (para quem não sabe, Suzanne inspirou-se na história grega do minotauro, em que pessoas se perdiam num labirinto e eram mortas por uma criatura metade homem, metade animal - ... se calhar a minha mãe tem razão XD). Há aventura, comédia (eu ri muito com o Haymitch), romance (mas não em demasia, como aqueles romances que parecem a novela das cinco) e suspense... a sério, eu amei.
 O segundo livro é um bocado repetitivo, com a cena de voltarem para a arena e tudo mais, mas pronto! Era necessário. De outro modo, a história podia só ter dois livros e ser um lixo. E isso lembra-me Nightshade, uma trilogia bombástica no primeiro livro e que depois se perde nos seguintes.
 Já o terceiro, é totalmente inovador, e eu realmente não esperava o final.
 Ok, talvez sim. Uma coisa que têm de saber sobre mim é que sou muito impaciente, e detesto surpresas por causa disso, pois a curiosidade mata-me. Por isso, a primeira coisa que faço assim que pego num livro é ler a última página XD.
 A única coisa que achei negativa, foi EU CHOREI EM TODOS OS LIVROS. TODOS. A sério, não houve um onde eu não chorasse. E depois, para além de ataques de choro, tive ataques de histeria. Como no primeiro livro:
 -HAYMITCH! PARA DE SER UM MULHERENGO E AJUDA-OS A SOBREVIVEREM!
 Ou no último livro, em que estava em casa da minha tia e de repente foi do tipo:
 -MORRE CABRA, MORRE! - Isto era dirigido à presidente do Distrito 13.
 E o mundo criado é credível, eu realmente imagino um mundo assim. Para além de que a escrita é muito boa, e não nos cansamos de ler a história. Bem, eu cansei-me um pouco no último livro, mas isso foi porque li metade e depois parei durante quase um ano e depois voltei e li o resto XD
 E faz-nos pensar sobre a fome, sobre a maneira como o governo nos consegue manipular... realmente é uma trilogia maravilhosa, que te vai fazer pensar sobre as coisas que damos por garantidas na vida e naquelas que devíamos ter como garantia, como a comida, a liberdade e a segurança.

 "Para poderes viver realmente precisas de duas coisas: segurança e liberdade. Só que as duas são totalmente opostas uma à outra. Quando tens liberdade, não tens segurança. E quando tens segurança, não tens liberdade. Os jovens costumam dar mais valor à liberdade, mas nós, os idosos, damos mais valor à segurança."
Autor Desconhecido

  Esta frase é maravilhosa e eu realmente vi-me nela. Achei-a num filme, mas já não me lembro o nome :/
  E é como ele diz. Mas neste mundo, Panen, não há nem segurança nem liberdade.


 Bem, espero que gostem da coleção e do post.
 DEIXEM COMENTÁRIOS A DIZER O QUE ACHARAM! É UMA ORDEM!


2 comentários:

  1. Bom, obvio que so tens boas ideias a conversar comigo, pq né, sou eu pá XD. Eu adorei todos os livros, principalmente a parte em que o Peeta ao ver a Katniss tenta matá-la (Mokingjay). Não gostei do fim da trilogia T-T... o Finnick morreu e perdeu a piada toda -.-'', foi como no anime Death Note: depois do L morrer perdeu a piada toda! Mas ninguém quer saber se tiveste um penhasco pelo Finnick, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. XD - amei essa do penhasco
      Eu sei! Cansei um pouco no último livro, mas é como eu disse, li metade num ano e a outra metade no outro ano XD isso mata a piada toda

      Eliminar