quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cadernos Que nos Salvam a Vida


NADA DE PLAGIAR, REBLOGAR OU COPIAR AQUI NESTE BLOG! É CRIME!

Oi meus leitores lindos! - se é que existem -
 Bem, andava eu a ler o blog da Maria, quando de repente me deparo com um post sobre o Caderno Organizador. Cusca como sou, tive de ir ler - além de que é isso que faz uma seguidora de um blog, né. E sabem que mais? Amei a ideia! Já vos vou explicar como funciona a coisa, mas antes, um desabafo.
 O meu amigo de infância, Ruben, está no hospital. Ele tem a mesma coisa que eu tive com cinco anos: uma apendicite. Na verdade, ele não tem uma apendicite, nem eu tive. Ele tem uma coisa ainda pior, e que eu tive, que é quando a apêndice explode e ficamos com o corpo cheio de porcaria - lá sei aquela do "o que interessa é a beleza interior". Com tanta porcaria que a apêndice espalha ficamos que nem uma lixeira.
 Só que enquanto eu fui operada e quase morri e tive de passar uma semana no hospital a levar soro e cheia de medicação; parece que ao meu amigo não lhe retiraram a apêndice como deve de ser, e a infeção espalhou-se pelo corpo.
 Foi operado duas vezes no espaço de três dias.
 Por isso, se puderem, juntem o pedido de melhoras do meu amigo Ruben às vossas orações, por favor. Não custa nada e é simpático.
 Mas bem, vamos lá ao post.
 Caderno Organizador - Como lhe chama a Maria

 Esta coisa linda e perfeita é uma espécie de agenda ultra eficaz e ainda melhor que uma verdadeira agenda. Eu chamo-lhe "Caderno Mãe" ou "Caderno Mandão". Porquê? Porque tal como uma mãe ele tem todas as coisas que precisamos de saber e de fazer, e manda-nos fazê-las. 

Retirado do Google.


 Já viram como é bonito o da imagem? Eu vou agora mesmo correr fazer um.
 Mas deixem-me primeiro explicar-vos o que é o bendito caderno primeiro, okay? 
 Bem, este caderno mandão serve para organizar direito a nossa vida. Os trabalhos de casa, as festas, a dieta, as idas à piscina e por aí além.Parece ser uma ideia espectacular, não acham? Vou dar-vos uma ideia dos separadores que este caderno pode ter. Ah, pois. Achavam que o caderno ia ser só um monte de coisas que têm para fazer na primeira página? Pois enganam-se. Cada coisa tem o seu lugar e o seu tempo. Por isso vamos aprender como organizar o caderno que vai organizar melhor as nossas vidas. 

  Stuff ou Caixa de Entrada
  Eu pessoalmente prefiro chamar-lhe "Stuff", porque caixa de entrada soa meio como o correio eletrónico e não gosto muito dessa ideia.
  Este separador serviria para as coisas a fazer no dia a seguir, do género um horário. 
  Vou colar logo na primeira página do meu caderninho o horário escolar (assim que o receber), para me organizar melhor. Aqui podem pôr aquelas coisas mesmo muito importantes para o dia seguinte e datas importantes, como aniversários. E números de telemóvel, no meu caso. Por exemplo! Uma coisa super importante que querem dizer a uma amiga! Ouviram um boato? Uma mentira? Um trabalho importantíssimo a entregar? Ponham aqui! É o lugar ideal, pois é o primeiro separador e lógico, sendo o primeiro, vais sempre confirmá-lo em primeiro lugar. 

  School ou Escola 
  Bem, já estou como a viciada da Maria, uma fanática por inglês. Isso e umas amigas novas que conheci este verão. Mas o inglês é assim tão famoso? Yes. Yes it is.
  Neste separador lindo - ou não, depende do que acharem da escola. Eu pessoalmente adoro ir à escola, o problema são as aulas XD - podem colocar tudo o que tenha a ver com a escola. Testes, reuniões, número e combinação do cacifo, um mapa do refeitório, delineando e catalogando cada mesa e separando os totós dos populares; notas - para quem gosta de controlar as médias. Etc. A imaginação é o limite, o que importa é que se mantenham a par das coisas importantes. Tudo a ver com a escola vem para aqui.

  Rotina ou My Day
 Tive mesmo de lhe dar um nome em inglês, sorry.
  Aqui é o cantinho mesmo ideal para planeares a tua vida. Ok, não digo do género: 11h30 - conhecer o homem dos teus sonhos, ou 17h32 - casa de banho. Estou a referir-me a coisas do género desporto, como quando vão correr. As sessões na cabeleireira. Os chás a tomar com as amigas. O ensaio da banda. Isso e muito mais. Planeiem aqui o que fazem nos tempos livres, depois de trabalhar e estudar - e até podem delimitar aqui um horário de estudo! Desde que os vossos dias estejam mais organizados, tudo bem.
  Podem também dividir em diário, semanal, mensal.

  My Things 
 A este cantinho a Maria chamou pessoal, mas eu chamo de My Things por um motivo. My things significa "As minhas coisas" e sempre combina mais com o que este separador tem a oferecer, entendem? 
 Aqui a Maria disse que colocava as coisas de que gostava, como frases ou desenhos. Eu vou mais além. Usem este separador para escrever frases, ideias, para desenharem, para escreverem, para desabafos. Usem-no como o antigo diário em que há anos que não escrevem. Vai ser ideal para descomprimir de todas as coisas que têm dentro de vocês. Também podem chamá-lo de Confessionário, se quiserem, ou Sonhatório, onde a ideia mesmo é deixarem-se levar e passar um bom bocado.

  Whishlist 
  Lista de desejos! Boa! Esta deve de ser o meu separador preferido, sem dúvida.
  Andam à semanas a querer comprar um vestido novo mas quando vão às compras nunca se lembram? Assunto resolvido. Usem este espaço para guardarem tudo o que precisam e que querem. ATENÇÃO! São coisas totalmente diferentes! Querer um vestido e precisar do vestido são coisas opostas uma da outra. O que pode acontecer é precisarem mesmo de roupa nova e quererem-na. 
  Também podem ir mais longe e tornar a whishlist num dois em um, e transformar a whishlist numa lista de objetivos.
  Passo a explicar.
  Querem melhorar as vossas notas? Escrevam aqui. Gostavam de ganhar coragem de convidar o tal rapaz para sair? Escrevam aqui. Podem usar este espaço como uma lista de desejos de coisas que querem comprar ou fazer. Se optarem por inventar um separador só para as metas pessoais, como emagrecer, conquistar o tal rapaz, à vontade. Vou dar uma ideia de como o fazerem mais à frente.

  Metas ou Wall of Shame
  E o mais à frente passou a ser "a seguir", ehehe. 
  Como disse em cima, podem usar este espaço para metas pessoais. Como perder peso, convidar um rapaz para sair, ter o quarto limpo, ter um tempo de estudo ou de sono mais prolongado. E por aí adiante. Podem usá-lo também como Muro Da Vergonha, em que escrevem as coisas que já deviam ter sido feitas e que não fizeram. COMO POR EXEMPLO A OPORTUNIDADE NA SEMANA PASSADA DE CONQUISTAR O BOY DOS VOSSOS SONHOS E QUE PERDERAM! Vamos lá, meninas! Nada de vergonha e toca a escrever e a fazer as coisas!

  Blog
  Para as gentes desorganizadas como eu, aqui está a secção onde podem pôr ideias para o blog. Ideias de postagem, de look, de membros... usem-no basicamente e unicamente para o blog! Uma ideia que ocorreu na rua? Uma coisa que ouviram no corredor? Um rumor? Um boato? Escrevam aqui e depois quando chegarem em casa é 'bora pesquisar. O rumor sobre tal famoso é real? Vale um post no blog? Sim?! Então do que estás à espera?! VAI POSTAR NO BLOG!

  Work List
  Este pode ser o separador em que vocês trabalham. Têm uma fic? Porque não escrevem aqui ideias para a história? Têm um quadro em casa inacabado - eu sei que tenho -? Há alguma pesquisa ou post no blog que ainda está em formato de resumo ou inacabado? Aqui é o local ideal para isso. Ideias para as vossas fanfictions lindas, ideias e recortes para os vossos quadros, ideias ou ainda metas de trabalho.

  Saúde ou Health
 E como a vossa saúde é muito importante, não podia deixar de faltar este separador maravilhoso.
  Podem anotar aqui aquilo que mais vos assusta: o peso. Assim podem ir verificando e certificando-se de que estão a ir bem ou mal. Também podem anotar aqui a altura, o período e outras coisas a que ninguém dá importância, como quanto tempo dormes, quanto tempo demoras a adormecer, as dores que tens, e importante: as dores de cabeça que sentes. Podes anotar também se te sentes nervoso muita vez, um sentimento assim forte que não sabes descrever, etc.
  Também é bom colocar aqui receitas e dietas, para aquelas meninas que acham que estão gordas e que se lembram de deixar de comer. ISSO NÃO SE FAZ. Coloquem aqui dietas caseiras, um plano nutricional, o número de um nutricionista. Também é uma boa ideia colocar aqui os efeitos negativos e ou positivos do cigarro e das drogas, para o caso de algum dia quererem experimentar ou terem alguma amiga doida. 

  Finanças ou Monney 
  E aqui vem outro separador que todas costumamos odiar. Finanças. Podes usá-lo para gerir bem o dinheiro que tens, as dívidas e dinheiro que tens de ganhar para uma certa coisa de que precisam e essas tretas.

 E podem colocar muitos mais separadores, desde que achem necessário. Depois o mais giro é tornar bonito o vosso caderno. E os separadores também podem ser personalizados. Por exemplo, para os separadores, podem colocar apenas aqueles post-it pequeninos que costumamos usar para marcar as páginas de um livro da escola. Também podem fazer um pequeno quadrado colorido e personalizado e depois plastificá-lo. Por exemplo, no blog da Maria, ela dá alguns exemplos de separadores, colocando até uns que podes imprimir. Outra opção de separador seria uma cartolina com uma aba de lado para ser mais fácil de abrir nesse separador. Esses são giros para personalizar e deixam o caderno mais colorido.
 Também podes personalizar a capa do caderno, pois claro!
 Vai uma ideia? Colagens! Chega ao pé de uma revista e recorta um vestido, uma cara, uns sapatos e imagens de que gostes! Serve o mesmo para livros ou mangás! Se não queres estragar um mangá, podes sempre ir à net procurar um wallpaper que te agrade e fazer o download.
 Outra ideia que eu tive foi a de imprimir a imagem da capa de um livro de que eu gosto! Dá uma capa excelente, e fica muito original! Vou deixar-vos alguns exemplos de capa, pode ser?

 


 
   Estive a fazer agora mesmo estas capas baseadas no livro divergente, todas super personalizadas. Fiz com tamanho 500x650, mas podem aumentar ou diminuir o tamanho.
  Usei também de base uma capa divergente da Erudição. Caso haja por aí alguém fã de divergente que gostava de uma capa baseada noutra fação é só dizer.

 


  
  

 Eu acho a segunda muito parecida com a capa verdadeira de um livro, não acham? Foi montagem - achada no google :) Se querem saber, eu vou usar a segunda, de Hush Hush! AMO SIMPLESMENTE A CAPA.
 Não sei muito bem como fazer as partes de trás, mas acho que posso fazer uma capa de fundo se alguém quiser.

 Bem, vamos agora a outro ponto, sim? Postei apenas capas de Hush Hush e Divergente, mas posso fazer mais, se tiverem algum livro assim preferido.
 E como não podia deixar de ser, o Caderno Organização não é o único no mundo dos cadernos que nos salvam a vida! Ah pois não, minha gente! Aqui outras ideias de cadernos:

 Caderno Sonhador 
 Um caderno onde podes anotar todos os teus sonhos e ou pesadelos. O que quer que apareça à noite para te fazer companhia, escreve-o aqui. Ajuda muito em casos psiquiátricos e a afastar a depressão, para além de que podes usar as ideias de certos sonhos numa das tuas fanfics! E ajuda-te imenso a perceber o que sentes em relação a alguma coisa, por exemplo, um rapaz. E mais tarde, ao olhar os teus sonhos passados, podes perceber muitas coisas sobre ti própria.

 Divisor Um
 - Sonhos -
 Como o Caderno Mandão este caderno também pode ter separadores. 
 Um separador interessante seria o separador dos sonhos, onde escreves todos os teus sonhos. Podes sublinhar ou pôr de parte certas palavras chave, e numerar os teus sonhos.

 - Pesadelos -
 Aqui podes anotar todos os teus pesadelos, por mais assustadores que sejam. Vais perceber que escrever os pesadelos os tornam menos assustadores, talvez até ridículos, por vezes. Podes anotar as palavras chave e pontos altos do pesadelo.

 - Descodificador -
 Aqui podes tentar descodificar o significado de certo sonho ou pesadelo. Podes tentar perceber o que significa certo acontecimento num sonho e o que ele te transmite. Podes tentar perceber os teus receios através dos teus pesadelos e como te sentes relativamente a alguma coisa. Por exemplo, se beijas um rapaz que odeias num sonho, isso pode querer dizer que não o odeias, mas que o amas secretamente. Se és devorada por cobras num sonho, então é porque tens medo de cobras.

 Podes criar mais divisórias, como por exemplo uma em que transformas os pesadelos em sonhos, só para passar o tempo. Ou uma em que transformes sonhos em pesadelos.

 Caderno do Namorado
 Este caderno pode ser aquele onde guardas todas as tuas recordações do namoro com os teus namorados. Como se conheceram, quando, onde, o que vestiam, o que disseram. Podes ir anotando as coisas que fazem e o que gostas nele, guardando fotos e outras coisas. Sonhos com ele também são permitidos, certos desabafos ou desejos. É uma boa prenda a oferecer no vosso primeiro aniversário, ou caso acabem antes disso e ainda o ames, podes oferecer-lho para lhe mostrar o quanto gostas dele. Também podes criar um Caderno dos Namorados, onde anotas tudo sobre os teus namorados. Assim, mais tarde, podes relembrar relações passadas e fazer uma lista do homem de sonho ou uma lista de defeitos que tens ou que ele tem numa relação.

 Num caderno do Namorado, eu não poria divisões, mas apenas subtítulos, do género Primeiro encontro, primeiro beijo, primeira discussão, primeira saída, primeiro jantar em conjunto, e por aí fora. Pequenos títulos e muitas imagens e descrições. Isso é que conta.

 Já num caderno dos namorados, podemos pôr vários separadores, como:

 - Namorados Preferidos -
 Aqui podes pôr todos os namorados de quem gostaste mais, e as coisas que eles fizeram. Estilo o caderno do namorado, com fotos e muitos detalhes, mas que fica só para ti, e meio resumido.

 - Erros Completos -
 Uma vez que temos os preferidos, também devemos de ter os de quem menos gostamos, não é? 

 Podes inventar separadores à vontade, e podes até criar um de Rapazes Em Que Andei De Olho e de possíveis namorados, ou um onde pões apenas uma pequena avaliação dos rapazes que conheces em geral, e de porque gostas deles ou de porque não gostas, e o que sentes quando estás ao pé deles.

Caderno Casamenteiro
 E porque não um caderno casamenteiro? Podes escrever aqui tudo o que tenha a ver com o casamento dos teus sonhos, e fazer-te de casamenteira. 

 Namorados e Namoradas 
 Podes ter um separador assim, de namorados e namoradas, onde escreves todos os casais que já se formaram à tua volta. A Diana namora com o Rui? O Rui traiu a Diana com a Sara? A Sara é solteira mas pensa que é lésbica? Escreve aqui os pontos altos e a personalidade namoradeira dos teus amigos, e pode ser que um dia, com os perfis criados, possas encontrar o par perfeito para a tua amiga, ou talvez até para ti!

 Noivo de Sonho
 É um caderno casamenteiro, por isso serve para o teu casamento de sonho e namoricos e essas coisas. 
 Traça aqui o perfil do teu noivo de sonho e faz colagens de como ele seria. Teria a cara do Logan Lerman? O cabelo do Josh Huterson? O corpo do Liam qualquer-coisa? Monta o teu próprio homem de sonho ou desenha-o. Imagina e escreve como ele seria, a sua personalidade. Escreve como gostavas que fosso o vosso primeiro encontro e o vosso casamento.

 Casamento de Sonho
 Começa aqui a pesquisa do teu casamento perfeito. Gostas de que comida? Indiana? Caseira? Mexicana? 
 Que cores achas que combinam melhor num casamento? Branco e creme? Vermelho e amarelo? 
 Que tecido queres? Seda? Pano? Algodão?
 Que flores? Onde te vais casar? Qual a decoração? Qual vai der o teu vestido? E os acessórios? E então as damas de honor? E vais usar a tradicional marcha de casamento ou outra música?
 Faz recortes e monta o teu casamento de sonho, ou os teus casamentos de sonho.

 Caderno Cientista ou Sherlock Holmes
 És intuitiva? Desconfiada? Gostas de ter a tua vida sobre controlo? Este é o caderno ideal.
 De cada vez que conheces alguém, podes anotar aqui o que pensas dessa pessoa. Ao longo do tipo vais analisando e testando a personalidade dessa pessoa. A certo ponto, e se tiveres bom olho, até podes descobrir os pontos fracos das pessoas ao teu redor.

 Eu gosto deste caderno porque é bom se quiseres saber de tudo sobre as pessoas com quem te dás. Podes ter como divisórias homens e mulheres, e depois por rótulo social - do tipo totó, cabra doida, essas coisas (se bem que acho isso ofensivo). Cria uma ficha para cada pessoa e deleita-te em preencher os espaços em branco.
 Este caderno pode parecer meio paranóico, mas se sabes tudo sobre uma certa pessoa, é mais fácil saber se ela é perigosa ou não, se é digna de confiança ou não.

 E para quem não quer ter milhares de cadernos atrelados a ela, pode sempre criar o Caderno Multifunções, que para além de te ajudar a organizar também te diz tudo sobre as pessoas com quem falas, tudo sobre o teu histórico amoroso e ainda te dá a opção de sonhar com o teu casamento de sonho.

 Bem, por hoje é tudo, espero que tenham gostado das ideias dos cadernos - caderno organizador foi ideia de outra pessoa e reblogado por muita gente, mas os restantes fui eu que inventei - e se quiserem capas para eles podem sempre dizer.
 Em todo o caso, a Maria tem imensos post com capas para cadernos, que podem usar.
 Se alguém tiver uma ideia para um caderno, é só falar e dizer mais ou menos sobre o que seria esse caderno, que eu acrescento aqui ou noutro post!
 Beijos e adeus, até amanhã!
 Xau!!!
 <3
  
 





5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, melhoras para teu amigo, com certeza vou orar por ele :D Diga-lhe que tem mais uma pessoa lhe desejando melhoras ^.~

    Ameiii, vou correndo fazer o meu Caderno Organizador e talvez, depois um Casamenteiro kkk, vou fazer eu mesma, assim fica mais divertido!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu digo :)

      Vai, corre depressa! O meu já está em andamento! Depois mostra-mos, - especialmente o caderno casamenteira, ahahaha; também vou fazer um desses para mim.
      Igualmente! Um abraço e um beijo!

      Eliminar
  3. Se eu orasse, oraria pelo teu amigo :). Mas ele é jovem, tem energia, vai conseguir ultrapassar isso :)!

    xD casamenteiro? Já tou a imaginar no noivo perfeito: Niall Horan. hahahahahaha!
    Acho que vou tirar foto do meu (que na altura que tinha escrito o post ainda n tinha feito xD) e vou mostrar-te *o*. Hm, notei que vais colocar o teu horário escolar na Caixa de Entrada.... tipo, horário escolar não é uma rotina? Bom, no Pessoal eu só coloquei frases e imagens porquue é assim que eu me encontro xD, tipo, quando estou deprimida, começo a desenhar coisas deprimidas, sei lá, eu desenho segundo o meu mood, por isso é que n pux "diário" pq n sou de escrever xD.

    Maria - xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso dizes tu. Espero bem que sim :( É só ter esperança :)

      Ya, casamenteira. Eu sei de quem tenha uma Caixa Casamenteira, vai dar no mesmo, só que podes andar com o caderno para todo o lado.
      Sim! Tira uma foto e mostra-me como ficou! Eu ainda não me decidi em que caderno faço. Tenho um de argolas, e realmente prefiro fazer nesse, mas a capa é de plástico e está toda riscada. Será que dá para colar uma capa nova por cima?! O.o
      Ya, o meu horário vai para a caixa de entrada, por que é logo o primeiro separador, e dá-me mais jeito assim!
      LOL. Lá por que não és de escrever não quer dizer que os outros não sejam, né? Foi só uma ideia.

      XOXO

      Eliminar